segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão: terremotos, tsunamis e nuclear

Até no SimCity do ZX Spectrum, 48 ou 128 k (computador da infância de milhões de pessoas), tinha um desastre que só ficava activo no jogo quando escolhíamos uma usina nuclear: o nuclear meltdown. Era mais limpa a usina, não lembro se mais barata, mas era, definitivamente, muito mais perigosa.
Ou seja, qualquer criança que brinque num computador sabe que aquilo potencialmente pode-lhe destruir e inviabilizar a cidade, se há um problema. Pode estar tudo bem e pimba, adeus jogo. Sim, porque as cheias e os terremotos são terríveis, mas quando havia um nuclear meltdown havia poucos lugares no mapa que ficavam sãos e o resto ficava impossível.
Aliás, sugiro que façam no google a pesquisa por "nuclear explosion Sim City". Tem umas coisas engraçadas, porque está no jogo. Fora do jogo, também todo mundo conhece o horror Chernobyl.
É um desastre total o que se passa no Japão. Tenho muita pena das pessoas. E é hora de nos preocuparmos, porque há muitas usinas e reactores espalhados no mundo. Há esta lista, é da Wikipedia.

Sem comentários: