quarta-feira, 25 de maio de 2005

Temos ACNUR!

António Guterres, que já foi Primeiro-Ministro de Portugal, foi ontem escolhido por Kofi Annan para ser o próximo Alto Comissário da Nações Unidas para os Refugiados.
No IOL, consta o seguinte:
António Guterres declarou-se terça-feira à noite honrado com a sua escolha para Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, cargo que entende como "uma missão de serviço público" e um compromisso com "milhões de pessoas".
"Este foi um cargo e uma missão que procurei, está ligada a milhões de pessoas que vivem em condições das mais difíceis e gravosas e exigem protecção e ajuda", disse Guterres aos jornalistas, ao chegar ao Aeroporto de Lisboa.
Como Alto Comissário, António Guterres elegeu como maior objectivo "garantir a protecção" a quem precisa, levando a que os países mais desenvolvidos assumam as suas responsabilidades e não assumam "uma atitude restritiva e falsamente securitária" face aos refugiados.
Por outro lado, Guterres comprometeu-se também a trabalhar e cooperar com os países não-desenvolvidos, procurando atingir "soluções duradouras" para os dramas humanitários dos refugiados, para que possam regressar aos seus países de origem.
Para isso, disse contar com "a experiência e dedicação" do pessoal das Nações Unidas e com o "número imenso" de organizações não-governamentais e elementos da sociedade civil que trabalham no terreno com os refugiados.

Sem comentários: