quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005

O Quinto Império do Aviador II: Sebastião Hughes

O que poucos sabem é que Scorcese e Manoel de Oliveira estão preparando a rodagem de um filme em conjunto, denominado "O Quinto Império do Aviador".
O filme relata a vida de Sebastian Hughes, um descendente de Dom Sebastião e Howard Hughes, nascido em Ceuta, que tenta fazer filmes e criar uma empresa de aviação em Marrocos.
Sebo, como fica conhecido em Ceuta, cedo começa a fazer carreira. Primeiro como contador de estórias, depois como mecânico de aviões.
O filme ilustra como, por duas vezes, é apanhado a tentar entrar em Espanha sem visto para o efeito. Apesar dos esforços de Sebo, ninguém acredita na fronteira, que o indivíduo tem tão nobres linhagens.
Ponto alto do filme é o momento em que Sebo diz, a olhar para o seu planador feito de papel de cartão e conchas: "Hei-de regressar a Portugal em meu avião, nas brumas da manhã, passando por cima da Polícia Marítima e sem que ninguém me veja".
O filme também conta com a colaboração de Dom Duarte Nuno, que grava uma cena em que vai visitar Sebo em Marrocos e lhe leva algumas prendas.
"Do que me valem estas bugigangas, se não posso regressar à minha pátria?", dirá Sebo e Dom Duarte responderá: "Guarda bem estas prendas meu querido sobrinho e, se regressares à nossa nação, não leves estas preciosidades, porque lá está o Dom Santana".
Sebo fica apreensivo: "Mas Dom Santana não irá aceitar-me junto às suas Cortes? Eu que sou descendente da nossa ilustre linhagem e tenho o sangue de um grande capitalista!".
E Dom Duarte, qual Simão Sapateiro Santo dirá: "Esta é uma pergunta de difícil resposta. Posso tentar encontrar algum sinal nas estrelas, ou no brilho da lua, eventualmente no voar dos pássaros. Mas tendo em consideração a maneira como actualmente se faz política em Portugal, certamente a resposta estará na tua orientação sexual. E esta resposta só tu saberás dar".

Sem comentários: