terça-feira, 17 de maio de 2011

Missão no espaço

Ausência de gravidade? Sim, gravidade. Mas lá é tudo perigoso! Desculpe, me referia à ausência de peso. Ah ok, quase sempre convivemos com ausência de peso. Convivem? Você leva leituras para a nave? Leituras, como assim? Quero dizer livros. Levamos, mas nem sempre leio. Ou melhor, eu leio, mas principalmente manuais e os instrumentos da nave. Levam livros? Sim, o Edward é que lê bastante, leva sempre alguns livros de poesia. O Edward? Sim, o Edward. É difícil lá em cima? O quê propriamente? Ah, sei lá, você tem muito o que fazer? Temos muito, eu fico o dia inteiro cuidando para que a nave se mantenha estável. Ah, sim? Queremos ver, descobrir coisas, pesquisar o universo, encontrar planetas, estrelas. Dá uma olhada no site da Nasa. Me parece um trabalho bem bacana, quase artístico, não acha? Às vezes sim. Às vezes dá para pensar, olhar a terra, pensar nas pessoas lá em baixo, se perder na poesia do céu... Mas isso é raro, é preciso estar inspirado. Uma vez me senti assim. O Edward é o mais artista aqui, às vezes suspira para as estrelas, fala com elas, tenta imaginar que sabor elas terão. O Edward tenta imaginar o sabor das estrelas? Sim, o Edward. Uma vez ele até vestiu o equipamento para sair e fazer testes num meteorito. Foi um dia muito confuso. Ele com o equipamento, na escotilha da nave, e eu  de plantão perto da alavanca que tranca o sistema. Nem comi nada neste dia. Depois ele desistiu. O Edward tentou sair da nave? Sim, parecia um doido. O Edward? Sim, totalmente doido! Nem imagina, como ele estava zangado. Mas, como eu dizia, lá em cima me sinto fazendo um trabalho complicadíssimo de contabilidade. Passo o dia inteiro fazendo cálculos para as nossas rotas, não acho muito poético. Não se sente num filme de ficção científica? O Edward sim, eu não. O Edward costuma imitar a musiquinha do Star Wars quando fazemos manobras, e eu me mantenho concentrado com a navegação da nossa espaçonave. O Edward? Onde está o Edward? Ah, ele nunca sai da nave, mora lá dentro. Dorme perto de uma turbina, para não ter frio, e só aparece em períodos que estou sozinho na missão. Hmmm, estou a ver. Quanto tempo mesmo é que ficou lá em cima desta última vez, depois que a tripulação voltou?

Sem comentários: