terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um olhar qualquer

Há um tempo em que as coisas acontecem. Em que tudo se dá o direito de acontecer. À nossa frente. As coisas parecem não querer saber o que pensamos. Acenam para o fundo de nós e dizem: "agora é assim: faz". E nós, ao contrário do ocorrido no passado, abrimos a porta e convidamos este novo sentimento a entrar e a se sentar em nossa sala de estar. E até lhe trazemos vinhos e queijos. E o novo nos oferece outro aperitivo - que nem sabíamos que ele trazia - e ele nos conquista com um olhar qualquer que reconhecemos de imediato, de uma outra ocasião que não sabemos se faz parte do passado ou do futuro.
Ficamos olhando, tentando saber se temos ou não direito a uma intervenção no desenlace. O risco, os medos, tudo parece pequeno, de repente. Estão ali, assustam, mas são pouco demais para a acção que está em marcha. Tão diferente! Tão destemido. Uma coragem que parece ser mais do que é.
E, de repente, parece tudo tão desregrado face ao tempo em que as coisas não aconteciam e eram tão prudentes e tão pensadas e tão frias e tão conservadoras, tão imóveis e tão de costas voltadas para a vida. Com as emoções despertas, aquela racionalidade mais mesquinha foge e sabe que foi apanhada. Sabe que lhe descobriram a sua suprema fragilidade. A razão má sabe, de uma vez, que está errada e que os seus fundamentos sólidos assentam em bases que não lhe pertencem. Se a base da emoção começa a tremer muito, tudo o que já não é para ser se desmancha. O lindo cálice pode ficar completamente vazio de conteúdo e de sentido. Mas uma boa bebida doce pode encher outro copo rústico e menos elaborado. É uma sorte quando tudo acontece por boas emoções.
Mudanças. Mundanças (sim, com aquele "n" ali que parece errado). Queremos tanto nos esconder em castelos de cartas. De repente, a brisa se transforma num bom vendaval e vamos atrás dela.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gustavo, maravilha de texto! Poesia e filosofia. Reflexão poética. Sensibilidade arguta e profunda. É um texto para se recorrer também em momentos de decisão. Mas principalmente para chegar ao âmago do sentimento. Agradecimento. Desejo que tenhas SUCESSO continuado!