quarta-feira, 13 de abril de 2011

lídimo intento

Hoje li nuns estatutos aqui do Brasil as expressões lídimo intento e pálio da justiça. Verifiquei o ano da redacção: 2000. Talvez tenham sobrevivido no tempo, talvez sejam de agora mesmo.
Perguntei à minha mãe se podia ser um problema meu, estas minhas brincadeiras sobre estes assuntos de escrita rebuscada. Gosto de anotar estas expressões quase ininteligíveis para o comum das pessoas. Já fazia isso em Portugal. Eu tinha um colega perito nesses assuntos de utilizar latinismos e vocabulário menos acessível. Aqui tenho encontrado muitos diamantes destes na mina do "juridiquês".
Enfim, como dizia, fiquei preocupado com minha mania de anotar os ditos e perguntei à minha mãe, que saiu-se com uma muito boa. Na opinião dela, escrever assim é como usar uma cartola ou uma bengala. É vestir-se nos dias de hoje como nos tempos de Machado de Assis.
Achei a imagem muito interessante e apropriada. Mas até acho engraçada a vestimenta. A leitura torna-se mais divertida.

Sem comentários: