sexta-feira, 20 de junho de 2008

Quanta diplomacia, quanta vergonha

Uma situação embaraçante e vergonhosa sempre merece muita explicação. Ninguém entende à primeira vista. Nem à segunda. Nem à terceira. E, se for preciso, se finge entender a história, mesmo que seja uma maluquice, só para não deixar o interlocutor constrangido.
A desculpa começa sempre com uma frase: "isso não é bem aquilo que vocês estão pensando". Enfim todos já ouviram falar neste tipo de situações. As desculpas de mau pagador, o papo-furado, a conversa para boi dormir e muitos mais ditos.
Não se pode dizer que sejam uns sem-vergonha. Os países europeus sabem que estão agindo errado ao aprovar uma directiva tão desumana e por isso vão se desdobrar em diplomacia.
O que eles vão dizer já se sabe: esta directiva, este instrumento jurídico emanado pela União Europeia, que servirá de medida para os países da União, não se aplica, não tem qualquer consequência nos estados membros. Será isso.
Vão querer dar a ideia de que isso não passa de um desenho feito num guardanapo numa mesa de bar. E não é. É um instrumento de pressão, que vem legitimar o endurecimento das leis de imigração dos países europeus.
Aliás, parece que incrível que a União Europeia não dê valor às próprias leis que aprova. Se assim é, se tem tanta vergonha, se estão tão embaraçados, se não é para aplicar, porque aprovam directivas tão envergonhantes?

Sem comentários: