sexta-feira, 27 de junho de 2008

Descaramento total

A directiva da vergonha leva a actos embaraçantes, hipocrisias e mentiras.
Em palavras simples, é mais ou menos isso que a UE diz: queremos expulsar todos os não regularizados, mas olhem, tenham compreensão pois isso podia ser pior: com os regularizados isso não vai acontecer, nem com os requerentes de asilo.
Pudera! Isso assim é que estavamos mesmo no nazismo ou no fascismo. Desculpem lá, valem algumas coisas mas não andar chamando as pessoas de burro.
A América Latina não deve ter compreensão nenhuma numa matéria que apenas favorece aqueles que exploram os trabalhadores imigrantes e, diga-se, à permanência de situações de desamparo e exploração da imigração irregular.
Se a Europa continuar assim, se o diálogo não funcionar, lamento, mas acho que a América Latina deve mesmo reponderar parcerias económicas, já que não defendo a reciprocidade, ou que se aplique a ninguém estas medidas absolutamente vergonhosas que a UE quer aplicar aos imigrantes, toda esta xenofobia, toda esta rotulagem dos imigrantes.
É lamentável e deixo claro que não é toda a Europa que pensa assim. Acho que numa generalidade, em Portugal não se pensa assim, por exemplo e ainda. O "ainda" está aí porque esta directiva tem a força de mudar mentalidades e os efeitos desta lei podem ser devastadores e imprevisíveis no imaginário dos nacionais perante os imigrantes.
A pressão desta directiva é muito difícil de conter, como no artigo se diz, se pretende "harmonizar" legislações. Por isso, a médio prazo, algum Governo vai se lembrar de fazer isso aqui no ponto mais ocidental da Europa, ou agravar mais a situação dos imigrantes. E, em certos países da Europa (como em Espanha) já se pondera endurecer as legislações.
Compreensão da América Latina? A Europa iria gostar se se fizesse o mesmo com os seus cidadãos? Há muitos não regularizados europeus em solo da América Latina, só que a América do Sul não anda a fiscalizar as pessoas, e bem. O Equador então, abriu, e bem, as suas portas, há 15 dias atrás.
Compreensão? Porque não a Europa experimentar compreender os seus trabalhadores imigrantes que ainda estão em situação não regularizada?
Era bom a Europa rever as suas posições enquanto é tempo. Não só porque a reciprocidade irá certamente surgir - e será mau para os cidadãos europeus no mundo - mas sim pelo que queremos para o nosso futuro mundo.
Continentes fechados em si próprios, países fechados, nacionalismos exacerbados? Claro que não, isso sempre deu mau resultado.

Sem comentários: