sexta-feira, 20 de junho de 2008

Qual é a medida?

Só porque Chávez disse que não irão ter petróleo venezuelano os países europeus que aplicarem a mundialmente conhecida e embaraçosa Directiva da Vergonha, aprovada no Parlamento Europeu.
Mas para Solana não é totalmente desproporcional, nem apenas desproporcional, pelos vistos, a faculdade que a directiva da vergonha dá, de manter em detenção, por 18 meses(!) uma pessoa, só porque a mesma não tem documentos na União Europeia. Ou deter crianças, também não é desproporcional.
Se eu estiver enganado me expliquem que eu corrijo, mas talvez para Solana a proporcionalidade seja uma questão mais relacionada com petróleo do que com direitos humanos.
Se Solana tem tanta certeza da desproporção, porque não nos explica de uma vez quanto vale em barris de petróleo o prazo de detenção de um trabalhador imigrante que não tem documentos e que precisaria da protecção dos estados.
Ou, talvez seja a altura da Europa explicar a quanto está o valor dos direitos humanos na bolsa, face ao preço do petróleo.
Talvez conseguissem nos dar alguma pista para explicar outros ainda mais nefastos desrespeitos aos direitos humanos, como a guerra no Iraque.

Sem comentários: