segunda-feira, 15 de março de 2010

Entre filas, Conselhos e maracatus*

* antecipando a próxima edição do Sabiá da CBL

Esta edição do Sabiá chama a atenção para uma questão que infelizmente faz parte da vida do imigrante brasileiro em Portugal: as filas. Em muitos serviços públicos, as filas são uma constante. Na verdade, como sabemos, suportar filas é como se fosse um dos elementos essenciais para regularizar-se ou manter-se regularizado em Portugal.

A Casa do Brasil não quis ficar à parte disso. Assim, fomos conversar com as brasileiras e os brasileiros que vão diariamente ao Consulado. E, claro, falamos também com o Cônsul do Brasil em Lisboa, que nos deu conta dos grandes esforços que têm sido feitos para melhorar o atendimento.

A conversa com o Cônsul foi importante e produtiva. Para além de falarmos sobre os problemas concretos dos brasileiros, conversamos sobre as formas de relacionamento do Consulado de Lisboa com a comunidade brasileira. Falamos sobre Consulados itinerantes e sobre um instrumento que consideramos ser essencial para melhorar o relacionamento entre brasileiros e consulado: um Conselho de Cidadania, eleito diretamente por todos que se encontram inscritos na Jurisdição do Consulado - uma proposta da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa (da qual a Casa do Brasil de Lisboa integra a Coordenação Executiva) que foi aprovada na II Conferência de Brasileiros no Mundo, no Rio de Janeiro, em 2009.

Se, por um lado, tentamos dar bastante visibilidade às dificuldades e reivindicações dos brasileiros, por outro, tentamos encher a nossa casa de atividades culturais. Temos muitas novidades em 2010: o Maracatu do Bloco DuBairro, o workshop de teatro, as aulas de pandeiro, as aulas de desenho para crianças... Sem falar nas apostas certas e já tradicionais da Casa, como são os workshops de samba e de forró.

É, realmente, uma Casa que vale a pena apoiar e que precisa do apoio de todos para se manter. Fique sócio, mantenha as suas quotas em dia, participe, seja voluntário. Só assim podemos crescer.

Sem comentários: