sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Notas sobre POA - tópicos

Centro de Porto Alegre:
odiado por muitos, mas cheio de fãs, entre eles eu. lojas de música, livrarias, livros em segunda mão. gente, gente, gente. rio. candidatos à prefeitura na esquina democrática.
Noite:
- Boteco do Natalício - e as placas, amigos, placas, cervejas brotadeiras e placas;
- Kimik - e os mauricinhos, patricinhas, pessoal bem vestidinho, novinho e perfumadinho. meu primo bruno e aquelas cervejas, que ficaram tão zangadas quando se encontraram com a vodka - céus, fazia tempo que não sentia a cerveja tão zangada assim;
- Preto Zé - na João Alfredo. música ao vivo, pop brasileiro. fê que me levou. que sorte que me convenceu;
- Jantares com primos - com muito vinho chileno, sempre.
Pastelaria/Café:
- Confeitaria Princesa - conheci por acaso, na andradas, enquanto corria atrás de um expresso bom (que encontrei). também havia fatias de torta a preços proibitivos (que me proibi experimentar) e o cachorro quente premiado (que também não experimentei, mas que li na parede o certificado);
- Pastelaria Mateus - na Borges, que maravilha, expresso bom, bolinho de batata, café da manhã bom, eu saindo da casa do caco;
- Confeitaria Maomé - só por si um motivo para se viver em POA;
- Mercado - no centro de POA, o melhor café expresso;
- Media Luna - que pensa que está metida no meio de Buenos Aires.
Cultura/Café:
- Livraria do Globo - que desilusão - o que aconteceu à Livraria! - diminuiu drasticamente de tamanho e surgiu um cogumelo em forma de sapataria na porta de entrada;
- Centro Cultural Érico Veríssimo - que está temporariamente sem café, mas não cafezinho, café estabelecimento;
- Casa de Cultura Mário Quintana - que está como sempre bom. almoço com a Mari;
- Santander Cultural - não gostei da exposição Transfer, mas gostei de ir. dá para explicar isso?
Cultura/Cultura:
- Museu Iberê Camargo - que viveu - e morreu - em meu pensamento. mas como pensei tanto nele não podia deixar de pôr aqui. ano que vem irei;
- Usina do Gasômetro - que não entrei, mas vi o pôr do sol com amigões e com um quentão de um bolichinho (que talvez a ASAE tivesse o mau gosto de fechar);
- Sarau elétrico - conheci o ocidente e me encantei com a iniciativa, que tem 9 anos e público.
Parques:
- Parcão - os 45 minutos mais tranquilos e introspectivos de minha estada, olhando o lago, os patos, aquele pássaro, aqueles pombos, inclusive um branco;
- Redenção - e a chuva. postei sobre isso.
Restaurantes:
- Bauru e Cia - e 3 jantares com meu irmão;
- La Pasiva - depois do Batman, aquele peito de frango grelhado, muito bom. atendimento em castelhano, por um uruguaio e o fê querendo me convencer a ir aos bares da João Alfredo;
- Palatus - o rodízio de pizzas;
- Fornão - o rodízio de filés!
Cinema (sim, anos depois fui ao cinema em POA! graças ao fê e às cervejas zangadas):
- Batman - ele não é o BOPE de Gotham?
Porto Alegre:
Porto Alegre.

Sem comentários: