segunda-feira, 15 de novembro de 2004

O telemóvel sempre atrapalha a condução

Conversar ao Telemóvel Distrai Condutores, Mesmo com "Mãos Livres"
Segunda-feira, 15 de Novembro de 2004, no PÚBLICO

Estudo mostra que automobilistas levam mais tempo a reagir

Depois de as autoridades terem proibido o uso de telemóveis durante a condução, cientistas da Universidade de Illinois, no EUA, vêm apontar os perigos dos sistemas "mãos livres" - a solução encontrada por muitos automobilistas para comunicar enquanto andam de carro.
Experiências levadas a cabo numa sala de realidade virtual no Instituto Beckman para as Ciências e Tecnologias Avançadas, mostram que os condutores ficam perigosamente distraídos.
Foram testados 14 condutores jovens (média de idades de 21,4 anos) com pelo menos um ano de carta e outros 14 mais velhos e experientes (média de idades de 68,4). A todos foi pedido para manter conversas reais ao telemóvel, utilizando o sistema "mãos livres".
Enquanto mantinham uma conversação tinham à sua frente um ecrã com imagens manipuladas do trânsito de Chicago, imagens essas que estavam constantemente a mudar. Os cientistas iam acompanhado o movimento dos olhos dos condutores, à medida que o cenário se ia transformando - que reacções provocaria uma criança a correr no trajecto ou uma simples mudança de cor ou brilho no cenário?
Arthur F. Kramer, professor de psicologia, responde: "O que verificámos foi que tanto os jovens como os adultos mais velhos tendem a mostrar um défice de 'performance'. Cometem mais erros a detectar mudanças importantes para a condução e levam mais tempo a reagir a elas".
"Falamos de uma questão de segundos e não de milésimas de segundo", acrescentou.
O problema é que quando se está a conduzir "não nos é dado tempo extra para reagir". Os jovens saíram-se ainda pior do que os mais experientes.

2 comentários:

Nanda disse...

Eu acho tão interessante o termo no 'teu' português: "telemóvel"... sei que é exatamente isso que o objeto é... mas, acostumada ao 'meu' "celular"(esse sim sem lógica a priori...)
Ah, obrigada pela força... mas, é a experiência mais sinistra por qual passei...rs
Nda.
http://caixadepandora31.blogspot.com

GWB disse...

Telemóvel é engraçado mesmo.