segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cultura e cidadania

Em primeira mão, como sempre... Talvez tenha uma ou outra alteração, mas o caminho é mais ou menos este. Num Sabiá cantando perto de si...
Sempre que um fim de ano chega, na Casa do Brasil se ouvem com frequência as palavras balanços, análises, planos, projetos. Reflete-se sobre o ano que passou e planeja-se o futuro. Assim é, porque numa associação, numa coletividade, num centro de reunião e de comunhão de esforços, de interesses, de convívio, as pessoas que dela fazem parte devem discutir o que se fez e devem perspectivar o futuro.
Essa apreciação e essa planificação são consideradas essenciais na CBL. E acredito que uma das razões para a nossa associação manter uma presença viva e uma linha de coerência após tantos anos de existência, é a capacidade que tem de agregar pessoas, discutir idéias e respeitar e interagir com os seus associados. Cada pessoa tem sempre algo para acrescentar e tem as portas abertas. Pretendemos que a nossa associação seja mesmo nossa, que seja um trabalho conjunto de associados, sabendo que isso só resulta bem, se houver abertura de quem dirige e interesse dos associados em participar.
Gosto de tentar sintetizar o trabalho que nos empenhamos em fazer na CBL, com duas palavras-chave: cultura e cidadania. O que fazemos diariamente na nossa associação está muito ligado à interpretação do que queremos para uma cidadania plena, o trabalho que fazemos para garantir a cidadania das pessoas, do que julgamos importante para uma sociedade de encontro e troca de culturas, de interculturalidade, e uma cultura de cidadania e de participação.
Aliás, participação, estabelecimento de entendimentos, plataformas e redes, é algo que também tentamos cultivar. É de assinalar a excelente participação da CBL na III Conferência “Brasileiros no Mundo”. Carlos Vianna foi o artífice de um consenso alargado de associações brasileiras no mundo, em redor de um documento com importantes reivindicações centradas em dar mais voz aos brasileiros no exterior.
Associadas/os e amigas/os, um desejo de um Feliz Natal e um excelente 2011.

Sem comentários: