terça-feira, 24 de janeiro de 2012

segurança

Chego em casa e está o Macedo e os amigos no Prós e Contras, no dia que a RTP resolveu dedicar à segurança. O dia em que a RTP se dedicou a assustar as pessoas, portanto.
Falam das máquinas multibanco que são assaltadas. Não falam de outros assaltos, como o do BPN. Quantas mil caixas multibanco devem equivaler a isso?
Para mim, o Macedo fica ligado à machadada na ponderação do direito de privacidade que antes existia na lei de vídeovigilância. Até podem dizer que a lei tinha alguns problemas. Sim, claro. O certo é que agora tem muitos mais.
Esta discussão da vídeovigilância, de resto, teve muito de Orwell. À potencialidade de se criar um grande big brother, adicionou-se palhaçada a sério a lembrar a novilíngua de 1984: ousaram ensaiar chamar a lei da videovigilância de lei da vídeoproteção. Felizmente depois sossegaram com esta brincadeira.
Enfim, mas a lei está aí. A CNPD ficou completamente sobrando. Perdeu seus poderes essenciais para o Ministro. A CNPD só fica "a ver" e mesmo assim é só às vezes que fica a ver. A lei agora é uma lei desequilibrada que das magistraturas aos advogados mereceu repúdio, apesar de Macedo falar que mereceu "uma certa polémica".
Este abacaxi é só teu Macedo. Espero que tenhas muito remorsos. 

Sem comentários: