quinta-feira, 24 de novembro de 2011

sobre escadas e manifs

Bela manif hoje numa greve geral muito participada. Muita gente na rua e na frente da Assembleia da República.
Houve, no entanto, de novo, a distração das escadas, que alguns, poucos certamente, desencadearam. Se corre bem fica lindo, claro, e até é emocionante. Mas se corre mal é o que se vê na tv. A tv relata toda a tarde de festa e luta como se de um tumulto se tratasse. Enfim.
Quem se mete neste fait divers não entende que as manifs na frente da AR não são feitas com o intuito de invadir as escadarias. As manifs servem é para sensibilizar quem manda e decide, com os argumentos e a mobilização forte nas ruas. Tudo o que é mais tumultuoso dá um jeitão ao Governo, que vem lançando alertas completamente incompreensíveis para as pessoas, sobre risco de motins. Cria o Governo o próprio risco. Diga-se até que, se a polícia fosse esperta (como foi no 15 de Outubro), deixava o pessoal subir nas escadarias e certamente tudo terminava assim. E terminava bem. Mas, como tinham trazido o corpo de intervenção, quiseram dar uso a um dispositivo completamente dispensável. Ninguém precisava ver que andavam todos ali perto da AR prontos para actuar. Portanto assim como não entendo muito bem as ansiedades das escadas, acho uma foleirada completa o corpo de intervenção da polícia montar um forte dispositivo de segurança. E a querer ganhar o campeonato das escadas, ainda por cima!
Subindo do Rossio para o Chiado, numa passeata calma, tranquila, mas muito mobilizada, até comentei com o senhor com quem vinha conversando: estes polícias (estavam ali uns 4, com os seus walkie talkies, preocupadíssimos e tensos), com todas estas armaduras, armas e bastões, são os que destoam aqui e lembram que existe violência.

Sem comentários: