segunda-feira, 21 de novembro de 2011

mais uns desabafos sobre o acordo

Sempre defendi o acordo ortográfico. Ainda defendo. No entanto, reconheço que mal usado, ou usado levianamente - com a interpretação que basta cortar os c's ou os p's ou outras consoantes que antecedem consoantes - o assunto é muito preocupante. É que excecionalmente em Portugal pronuncia-se sem o p mesmo. Fere a vista, mas tem coerência. E receção também, apesar de me dar um pouco de pânico, talvez por no Brasil ser recepção mesmo, porque se pronuncia o p. Mas não é convito que se diz (nem se escreve), nem espetador quer dizer espectador, conforme vi numa exposição.
Sim, o acordo mal aplicado fica assustador. Talvez isso não precisasse acontecer, se houvesse alguma preocupação para que as coisas corressem bem e o acordo estivesse menos no modo salve-se quem puder. Podíamos estar muitos passos à frente, ao invés de se andar a perder tempo nas habituais palhaçadas demagógicas, discutindo os vocabulários (que não mudam - aliás os vocabulários não se controlam com normativas!), se os brasileiros vão apanhar boleia e os portugueses vão pegar carona.

1 comentário:

Anónimo disse...

Inteligente lição dá-nos a Aldeia Blogal sobre o Acordo Ortográfico. Vamos defendendo as normas. Pode-se conferir a História da Língua Portuguesa sobre os acordos firmados, visando a unificação da nossa escrita. Léxico e uso sejam respeitados. Com orgulho, saúde-se a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.