quarta-feira, 21 de junho de 2006

Descaracterização e hexacampeonato

Portugal e Brasil até estão com um percurso parecido na Copa.
De facto, todos dizem muito mal do futebol jogado de ambas as equipes, mas ninguém se pode queixar dos números.
E são os números que ficam, acima de tudo.
Acho que as 2 selecções foram valorizadas acima das suas capacidades. A do Brasil então nem se fala. Por isso é que os jogadores só tem que continuar fazendo o mesmo, caso não dê para mais. Não temos que espantar o mundo com dribles impossíveis e jogadas rococó. O futebol é um jogo onde se fazendo gols se ganham os jogos. Prefiro ver o Brasil jogando mal e ganhando os jogos do que fazendo lances fantásticos e não chegando ao hexa.
Mas, sinceramente, não penso que o hexa seja impossível. Mesmo jogando desta maneira meio descaracterizada, que o Brasil tem mostrado.
Aliás, desde 2002, passei a fazer o pensamento ao contrário. Deixei de pensar em quem o Brasil consegue ganhar. Esqueci o pensamento de se o Brasil é mais forte do que uma outra selecção qualquer. Passei a exercitar o seguinte: Quem é capaz de nos ganhar? Quem tem força para eliminar os canarinhos?
Olhem que é muito mais fácil e traquilizador pensar assim. Nesta copa vejo poucas selecções com capacidade para tal, se o Brasil jogar com disciplina e vontade. A vontade às vezes nos falta e a sobranceria abunda.
Porém, temos jogadores inteligentes e com experiência, que não nos vão deixar ficar mal.

Sem comentários: