domingo, 23 de abril de 2006

Ghost Busters

No Diário de Notícias, de 19 de Abril de 2006.
PS 'obriga' deputados a estar nas votações
Susete Francisco
Os deputados que estiverem ausentes do hemiciclo no momento das votações vão passar a ter falta, ainda que tenham assinado o livro de presenças e o número de parlamentares seja suficiente para assegurar quórum. A decisão foi ontem tomada pela direcção da bancada parlamentar do PS e será levada à próxima conferência de líderes parlamentares. Para já, a decisão parece não agradar a todos os partidos, mas o PS poderá impor a sua maioria absoluta.
"O momento da votação é o momento mais solene da vida parlamentar, o momento decisivo das opções legislativas. É nesse momento que deve ser aferida a presença dos deputados. Não estando presentes, têm falta", afirmou ontem, no final da reunião, o líder da bancada parlamentar socialista, Alberto Martins.
Assim, os "parlamentares fantasma" irão deixar de existir.
Mas o que me parece incrível é que apenas tanto tempo depois de a democracia estar instalada em Portugal, se chegue à conclusão de que afinal é necessário que os deputados estejam presentes nas votações. Oh, senhores deputados, não basta assinar o livro e ir embora, é óbvio! As pessoas não andam aqui a votar em vocês, para depois irem todos para o Café! O sacrifícios tem que ser para todos!

Sem comentários: