domingo, 6 de dezembro de 2009

Caim

Esta semana acabei "Caim" de José Saramago. Gostei.
3 ideias - com ou sem fundamento - despretensiosas:
1) Saramago não pode ser penalizado por ter livros geniais. É óbvio que é difícil escrever vários livros fantásticos como Saramago já o fez. Caim não é o melhor deles. Porque é difícil ultrapassar o que já fez;
2) Gostei muito do começo e desenvolvimento do livro. Não gostei tanto do fim. Achei interessante. O fim das "Intermitências da Morte" é espectácular, por exemplo. Deve ser difícil acertar tão bem num final como neste livro. Volto ao tópico n.º 1;
3) Saramago é Saramago, não há hipótese. É um génio, mesmo quando se mete numas polémicas extra-romance completamente desnecessárias.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou no intervalo da aula, na sala dos professores e comecei a rir sozinha (sim, sozinha, pq não me relaciono muito com meus colegas) ao ler tua referência ao "Intermitências da Morte". Costumo dizer que nunca ninguém fez o que Saramago fez naquela obra. Consegue exatamente dar uma volta no leitor, começa e termina o livro exatamente com a mesma frase...Só mesmo um Mago para conseguir isso. Beijos. Agora me pergunto se já conversamos sobre isso.

GWB disse...

talvez n tenhamos falado. eu n sabia q começava e terminava na mesma frase, por exemplo, mas amo o final.