segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Blogs, blogagens, salas de aula, ideias

Fiz este comentário no post "antiblog e o caderno (...)", publicado no Antiblog de Criminologia. Publico porque é uma espécie de balanço, nada exaustivo.
Logo que descobri os blogs fiquei super interessado.
Achei o conceito extraordinário. Um jornal (ou o que nós quisermos) onde passamos a ser os editores de um dia para o outro. Hoje, então, com tudo o que dá para fazer, é melhor ainda.
Lembro que no início, preocupava-me imenso com o que podia ou não escrever, se estava bem escrito ou não, se o que estava dizendo era muito coerente ou não.
Enfim, felizmente, águas passadas. Tudo se foi moldando pelo melhor.
O blog ensinou-me a discutir mais as minhas ideias e a meter cá para fora coisas que tenho vontade de escrever, sem grandes medos de julgamentos, pois as ideias podem ser mudadas se nós mudamos também.
Invasivo, talvez, depende. Um blog é tanto mais invasivo quanto nós queiramos que seja. Há quem faça deles um diário online. Há quem não permita comentários, por exemplo. Tenho um amigo que tem um assim (ver Passos Perdidos, nos meus links), e sinto falta de lhe dizer o quanto gosto do que ele escreve - escrevo-lhe mails em substituição.
Achei boa aquela ideia de "sala de aula", de que falas.
Mais 3 coisas só (ando com esta mania de terminar posts e comments assim):
1) Parabéns pelo excelente blog;
2) Parabéns pelo excelente post;
3) Obrigado pela oportunidade que tive de escrever um post num comment (este vai já para o meu blog).
Enfim, fico por aqui, como sabes estou em férias, e tenho de passear. Se bem que a oportunidade de ter um tema de escrita vale muitos passeios.

5 comentários:

Nuno Serra disse...

Felizmente, meu amigo, o teu blog permite comentários :-) Pode parecer uma resposta de conveniência, "politicamente correcta" mas não é. Não há comentários nos Passos Perdidos porque, sinceramente, aquilo é apenas um simples bloco de notas. Apenas a tua bondade vê nele algo mais do que isso. Bondade que te agradeço, pois sei que é verdadeira e genuína como tu. Grande abraço

Mari disse...

Teu post foi fundamental para que eu decidisse investir no meu blog, presente do Salo, como sabes. Beijos.

Unknown disse...

Valeu meu filho, valeu!

GWB disse...

Meu caro Nuno, que bom te ler.
Sabes que cito o teu blog não porque queira que mudes algo, porque acho ele perfeito como é. Não é necessário respostas ou respostas de conveniência.
É apenas um exemplo.
Fico contente que andes visitando a Aldeia Blogal, que apenas é um arremedo de blog perante os passos perdidos (mesmo em formato bloco de notas), que é assim como a tua magnífica intervenção na Gulbenkian :) Esperemos que a Carla não leia isso, pois irá solicitar à Blogspot que o meu blog seja extinto.

GWB disse...

E para os 3 agradeço os comentários.
Ando acertando nos posts, pois ontem A Outra Voz comentou o meu post sobre a tomada do poder pela monarquia em Portugal.