sábado, 17 de janeiro de 2009

Dificuldades e futuro

As dificuldades são sempre pouco atractivas.
Tenho sorte. As dificuldades me motivam. É delas mesmo que se produzem as mudanças e avanços mais importantes.
Tenho outra sorte. Tenho a consciência de que tudo é fundamentalmente igual, que ninguém é muito melhor do que ninguém em termos de potencial, que não é preciso buscar nos vizinhos coisas que temos em nós próprios - mas que temos de saber cultivar (e isso é que pode ser mais difícil). Todos temos potencial para chegarmos onde quisermos, se tivermos paciência de trilhar o caminho, que é mais ou menos longo dependendo de cada um. Mas vizinhos são necessários sim, para parcerias, dinâmicas em rede e nunca para guerrinhas inúteis e de vaidades.
Pena é que não tenho todo o tempo presente que preciso para transformar. Talvez fosse possível em outras circunstâncias pessoais e laborais.
Talvez até fim de Janeiro tal não seja possível, há muitas coisas acontecendo. Muita dispersão de tarefas.
Se houvesse mais pessoas acreditando em si próprias, era possível. Há quem não conheça o que tem dentro, todo o potencial de mudança contido dentro de si, todo o seu poder transformador.
Eu, confesso, às vezes me esqueço também. Ou, como muitos, não consigo concentrar as forças num foco só.
Por isso tudo, porque sei de tudo isso de que disponho, sei que tudo vai se endireitar. E que se hoje há uma contrariedade, se se trabalhar bem e muito, no futuro há pelo menos 7 sucessos em potência guardados em cada dificuldade.

Sem comentários: