sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Anarquia e sociedade, actual e muito antiga - uma divagação

Anarquismo? Para quê?
Para isso já bastam os EUA com as questões do clima e a vontade das entidades patronais em relação aos direitos dos trabalhadores. A posição da Juventude Popular, a sua pretensão de abolição do conceito de salário mínimo é um bom exemplo de desejo de anarquia.
Não, anarquismo não. Ainda por cima quando temos todos este neo-liberalismo capitalista e selvagem se instalando (e que ainda pode ser mais aprofundado).
Tem de haver um Estado a regular, mas ao serviço das pessoas, voltado para os problemas das pessoas, voltado para os cidadãos. Promovendo a igualdade real, a diminuição do fosso entre ricos e pobres. A sociedade civil não se auto-regula. O tempo dos senhores a distribuir pão entre os pobres já devia ter passado. O Estado tem de promover as canas de pesca e, caso não tenha competência para fazer isso completamente bem, distribuir o peixe. Não deixar que as grandes famílias tirem tudo dos outros e depois lhes distribuam peixe, a troco de benefícios fiscais. Se forem distribuir peixe, devia ser pela sua dívida para com a sociedade.
Em Roma não resultou.

Sem comentários: