sábado, 28 de julho de 2007

Canção de verão

Queria postar só a Summer Song, fazendo um link para o YouTube e deu nisso:
A primeira vez que dei a devida a atenção a Joe Satriani foi vendo o video de "Summer Song".
Claro que já conhecia a "Crushing Day" - pouca gente não deve conhecer. Tocava que se fartava em todo o lado, naquele tempo em que o Black Album dos Metallica tocava em discotecas e que as pessoas sabiam a letra da "Enter Sandman", "Wherever I may roam", etc... Certo é que toda a gente diz que gosta (ou não) de Satriani à conta da Crushing.
Satriani este, fez-me gramar um concerto de AC/DC, no Estádio do Restelo, numa época que eu já tinha descoberto que o Angus Young é uma farsa e que os AC/DC acabaram no Back in Black (bom, estou sendo um pouco maldoso, porque o álbum Razor's Edge é muito bom - mas Angus Young é um pouco uma farsa sim, desculpem lá). Os poucos que foram ao concerto sabem que os AC/DC tocaram depois do Joe, mas eu precisava de boleia para casa e tinha ido com uma turma que gostava dos manos Young. Eu próprio achava que ia gostar, mas ficou complicado passado o fulgor inicial.
No Estádio do Restelo lembro, em especial, da magnífica "Always with me, always with you" (só que Satriani já tinha máquina zero na cabeça e não usava a capa que usa neste vídeo que hoje em dia o próprio deve admitir que é hilariante), "Ice 9" e outras...
Lembro também da malta que foi ver AC/DC não estar muito virada para Satriani.
Talvez por isso, por esta incompreensão, apesar de gostar bastante de Metallica, não fui ver o Joe no Super Bock Super Rock. Ou talvez por ter Vai uns dias depois em ambiente próprio - a Aula Magna.
Gosto o suficiente de Satriani e de mim, a ponto de não me obrigar a escolher as melhores músicas deste guitarrista, para pôr aqui.
Escolho, por isso, mais três músicas, sem critério:
"Until we say goodbye";
"Borg sex", duma fase influenciada pelo tecno, com Eric Caudieux como co-produtor, no disco "Engines of creation", que foi difícil de entender, mas que acabou por valer a pena, pois desembocou no meu disco favorito (também com Eric Caudieux, sublinho, para não ser injusto) - "Strange beautifull music", que contém 14 músicas, todas muito boas.
A terceira música que escolho é "Super colossal", do último disco de Satriani, que tem este mesmo nome, tão colossal, e que revela uma nova fase de Satriani, que deixo à vossa interpretação, mas da qual já vos condiciono, dizendo que espero que ele saia depressa.

Sem comentários: