sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Revolução!

Chegou a revolução antiqueda
Dercos Aminexil SP 94
É o anúncio que consta na página 17 do Público de hoje.
Na mesma página, a paredes meias, é publicada uma entrevista a Tarso Genro, importante figura do Partido dos Trabalhadores. Tarso fala sobre a candidatura (e já agora, reeleição) de Lula à Presidência do Brasil.
Ora, tal anúncio encerra em si um bom lema de campanha.
Se bem que aquela parte do "SP" poderia se relacionar com o Estado de São Paulo, que muito penalizou Lula no primeiro turno frente ao direitista Geraldo Alckmin.

segunda-feira, 23 de outubro de 2006

O que é o real?

Duas perspectivas de uma mesma realidade.









Todos somos matéria e sombra.
Aconselho a leitura desta frase com um ar sério e cavernoso. Poderá ter hipótese de servir de mote a um programa "Prós e Contras" da RTP.










A placa em questão, que sinaliza os Correios, fica em Óbidos, na Praça de Santa Maria.
As duas fotos foram tiradas no mesmo minuto, em algum dia de Agosto de 2006.

Nova galáxia

Estava em Santiago de Compostela, na Casa das Crechas.
A música celta emanava e enchia todo o espaço do bar. Aproveitei o ensejo para tirar a foto desta estrela que pousava sobre a mesa.
Foi muito interessante o meu relacionamento com esta cerveja.
O primeiro momento foi de grande cepticismo: deixa-me eu provar esta cerveja que bebem aqui... De certeza que não é melhor que a Super Bock...
Depois veio um momento de surpresa, pois gostei muito e passei a considerar a comparação muito difícil, optando eu pela politicamente correcta, mas não inverdadeira, expressão "são as 2 muito boas, mas diferentes".
Seguiu-se uma fase de extrema exaltação, de enorme prazer, inatingível com outra qualquer bebida, que se traduzia em chegar no balcão e pedir "uma estrela"!
O regresso a Portugal trouxe a saudade, que só foi atenuada quando a vi no "Avante" e pude ter um momento de nostalgia com a estrela em versão enlatada.
Mas a estrela, como tudo, não chega a ser perfeita. O dia de suprema perfeição chegará quando em seu rótulo estiver o seu nome escrito na sua identidade própria, em galego reintegrado. Aí teremos uma Estrela Galiza cheia de orgulho de si, onde conteúdo e forma irão ser tão entusiasmantes que todos giraremos à volta da única estrela capaz de substituir o Sol e de criar uma nova lógica na nossa galáxia.

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

A trompetaria rapaziana

Sei que este rapaz que ri lá do alto, perante a nossa tentativa de mirar-lhe os olhos sem cruzar a nossa vista com o Sol, fica no topo de um pequeno teatro localizado no "Sítio" na Nazaré. Não me lembro o nome do teatro e não sei o nome do rapaz, mas quem souber alguma das denominações deixe um comentário "em anexo".
Apetece perguntar ao moço: ainda te ris com as chuvadas que andam a cair por estes dias?
Ainda pergunto mais: isso é um sorriso mesmo ou é um esgar apavorado, motivado pelas cornetas que tocam em uníssono, mesmo ao lado dos teus ouvidos, numa infinita sinfonia de uma nota só?
Em Agosto gargalhavas enquanto eu me desviava da multidão que, literalmente, cobria a Nazaré.
O assador daquele polvo fantástico bem dizia, enquanto comíamos depressa para dar lugar ao próximo: "a Nazaré no inverno é o paraíso". Soaria engraçado se fosse: "A Nazaré no inverno é um inferno".
Sinceramente, não sei se os emigrantes luso-franceses optam de livre vontade por visitar o inferno no verão.
Eu? O que eu estava fazendo lá? Ora, eu cai lá meio acidentalmente, mas, confesso, fiz um esforço e consegui (mesmo, é verdade!) aproveitar ao máximo.
No entanto, não comi, ainda, o famoso carapau seco. Salvo o devido respeito, como se come aquilo?

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Assumir

De repente, depois de algum tempo, parece que as coisas começaram a voltar ao lugar.
Que bom.
Assumir de novo o rumo da vida.
Bem, que frase tão optimista - já fazia falta.

quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Desafios

A vida é duríssima, mas felizmente cheia de desafios.
E esta semana comecei um enorme desafio.
Aliás, isto é que tem justificado (arranjo sempre umas desculpas para não escrever, apesar de gostar tanto de o fazer) a falta de escrita deste blog.