terça-feira, 7 de dezembro de 2004

Estamos no bom caminho!

No Público:
Relatório da Organização Mundial de Trabalho
Metade dos trabalhadores de todo mundo vive abaixo do limiar de pobreza
Mais de metade dos trabalhadores mundiais, num total de 1,4 mil milhões de pessoas, vive com menos de dois dólares por dia e numa situação que não permite às suas famílias escapar à pobreza, segundo as Nações Unidas.
Dados do relatório anual de emprego, divulgado hoje pela Organização Mundial de Trabalho (OIT), revelam que o número de trabalhadores na pobreza poderia ser "significativamente reduzido" se fossem aplicadas medidas de criação de emprego e de melhoria da produtividade.
O documento indica que os 185,9 milhões de desempregados que se estima existirem no planeta são apenas "o cume do 'iceberg'" no que toca a pobres, já que sete vezes mais pessoas estão a trabalhar mas ainda a viver na pobreza.
Assim, e dos 2,8 mil milhões de pessoas activas em todo o Mundo no ano passado, 1,4 mil milhões - o total mais elevado de sempre - vivem com menos de dois dólares por dia. Mais de 550 milhões nem sequer chegam à média de um dólar por dia, nota ainda o estudo.
Apesar dos números alarmantes, a OIT mostra algum optimismo, referindo que a nível de percentagens o valor dos que sobrevivem com menos de dois dólares e com menos de um dólar é hoje mais baixo do que em 1990.
Se a actual tendência se mantiver, a percentagem dos trabalhadores com menos de um dólar por dia cairá 50 por cento até 2015.

Já estamos mais tranquilos.

Sem comentários: