sábado, 11 de dezembro de 2004

E os U2 voltaram a tocar rock


Gostei muito do disco "How To Dismantle an Atomic Bomb", dos U2.
Como a primeira impressão é muito importante, vou revelar a minha.
Tirando a música "Vertigo", que não sei em que U2 se enquadra, todo o disco me parece muito Joshua Tree.
Ser uma segunda parte do Joshua Tree seria muito honroso, mas toda a maturidade do U2 fazem com que eles tenham podido regressar ao Rock sem medo e, como sempre, dando as cartas, musicalmente.
A música "Miracle Drug" parece-me uma "With or Without You" versão 2004. Um "With or Without You" (não desfazendo esta linda música, um clássico - isso seria uma heresia) numa versão mais madura e com uma sonoridade aprimorada.
Acho que isso acontece em todo o disco: voltar a tocar Rock, com uma bagagem infinita, aproveitando as fases mais "diferentes" dos outros U2's e dos outros Bonos, Edges, Mullens e Claytons.
Porém, também devo confessar que eu sempre gostei dos U2, mesmo quando eles andaram naquela fase "Pop". E acho um dos melhores álbuns dos U2 o "Achtung Baby". Fantástico este disco. Não acho tão excelente o desequilibrado Zooropa, que deve ter uma das músicas de U2 que mais gosto, senão a que gosto mais, que é a "Stay (Faraway, So Close!)".
Já o "Pop" acho melhor do que o Zooropa, porque, mesmo sendo mais arrojado nos ritmos, tem músicas muito melodiosas e harmoniosas. São umas quantas músicas boas. Meia Dúzia, pelo menos.
E o "All That You Can't Leave Behind" é, sem dúvida (aqui sou mais peremptório), muito bonito.
No fim de contas, os U2 nunca iam lançar um disco que fosse envergonhar a nossa prateleira de cd's. Mas desta vez eles nos presentearam com Rock, que para além de andar fora da ordem do dia, pouca gente o fez com tanta sagacidade e melodia como os U2.Posted by Hello

Sem comentários: