sábado, 2 de maio de 2009

Che

Os filmes sobre o Che foram importantíssimos para mim, especialmente porque conhecia muito pouco sobre ele. O primeiro sobre vitórias e esperança. O segundo sobre erros, ilusões altas demais, derrota.
Tenho a sorte de não conhecer o assunto a fundo, de falar sem conhecer bem os factos. Vou aproveitar. Perdoem qualquer coisa. Em poucas ocasiões ultimamente o posso fazer.
A ideia que fiquei à saída do filme é a de que Che se enganou na Bolívia e por isso mostrou que era um líder humano. Será uma heresia falar isso?
A Bolívia é enorme, Che era um estrangeiro e faltou-lhe apoio. Che insistiu, quis vencer assim mesmo. Gabo-lhe a coragem e determinação. Podia ter mudado a história. Às vezes a coragem e determinação exigem que ignoremos conscientemente todos os riscos, todas as dificuldades, todas as circunstâncias que podem comprometer nossas convicções.
O que seria de Che se tivesse desistido? Ou se tivesse resolvido ir à superfície respirar para depois regressar? Seria isso possível? Aceito respostas, porque quero aprender.

Sem comentários: