terça-feira, 31 de agosto de 2004

O mar português

Sem dúvida, além de termos um Ministro da Defesa e do Mar (apesar de esta última pasta ser uma surpresa para o próprio), temos um cientista.
E foi por isso que Paulo Portas esclareceu a todos nós que:
"O nosso mar territorial não é uma selva".
Dito assim, pode não parecer muito relevante.
Mas é uma informação essencial.
Se ele não avisasse, provavelmente teríamos em Portugal dentro de pouco tempo, para além das activistas do "Woman on Waves", outros activistas, no âmbito ecológico, pois o tráfego intenso de barcos na selva, seria obviamente um risco para os animais.
Assim, fica já estabelecido, e quem melhor para o fazer que o Ministro do Mar, que o mar, pelo menos em Portugal, não é uma selva.
Fica a sugestão para que o mesmo Ministro nos diga qualquer coisa sobre o seu Governo. Ficaríamos todos mais descansados se ele fizesse alguma declaração do tipo:
"O mar português não é uma selva e o Governo de Portugal também não".

Mas as declarações são tão bonitas que merecem ser publicadas dentro do seu contexto, para não termos dúvidas da veia científica-artística-poética do nosso Ministro da Defesa e do Mar.
«Considero que não se deve usar de cinismo nesta matéria. Portugal é um país soberano e faz aplicar a sua lei no seu mar territorial. O nosso mar territorial não é uma selva», disse.
E acrescentou, com muita coerência e nenhuma demagogia:
«Se Portugal fizesse uma excepção neste caso, amanhã nenhuma autoridade marítima ou portuária teria autoridade para combater a pesca ilegal no mar, para combater o tráfico de droga no mar ou para combater a imigração ilegal que se faz por via marítima», sublinhou Paulo Portas.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
GWB disse...

Aqui na Aldeia, temos um Provedor que zela para que as mensagens sejam publicadas na versão original.
Porém o censor (digo Provedor, desculpem) mexeu umas vírgulas na mensagem.

Anonymous said...
Quando ele fez esse comentário, não mostraram a totalidade do conteúdo.Ele disse:"O nosso mar territorial não é uma selva. Se fosse uma selva eu estaria a apanhar bananas para um gorila a bordo do "monkeys on waves".
20:10